quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

we are all rolezeiras - pare de ser hipócrita e vá se olhar no espelho

Há alguns dias tenho acompanhado muitas pessoas na minha timeline compartilhando o vídeo “Conheça as rolezeiras – Vergonha alheia”, falando coisas horríveis, retirando algumas aspas das meninas e transformando-as em piadas. Não costumo perder meu tempo assistindo a qualquer besteira que vejo no Facebook, mas depois de tanta ridicularização desse vídeo, decidi parar o que estava fazendo e ver sobre o que se tratava.



Cansei de ver meninas compartilhando o vídeo com frases tipo “vou colar no rolê com short, tomara que caia e melissa, porque é o que tá na moda” no tom mais irônico possível – afinal, foi assim que uma “rolezeira” se referiu ao look ideal para a ocasião -, e sinceramente, minha vontade era de comentar na publicação de todas elas um “vai se olhar no espelho”, mas preferi conter minha vontade para não gerar discórdia.

O que diferencia uma rolezeira de uma danadinha fashion victim que cola na augusta ou a blogueira de look do dia que você acha tão incrível? Reflita, sério.

Enquanto a menina das muódas usa uma hot pant com taxinhas, camiseta de alguma banda - que ela não sabe cantar nenhuma música -, botinha de salto tipo lita e um batom vermelho, a “rolezeira” investe no short, tomara que caia e melissa – ambas porque está na moda. A diferença é que nós perdemos tanto tempo querendo provar que somos cool, que esquecemos que no final, somos tão genéricas quanto as rolezeiras.

o que torna meu Jeffrey Campbell mais especial que uma Melissa? 
Sinceramente, eu não vejo diferença entre usar uma Melissa ou uma Lita (?) Quer dizer, eu não uso Melissa porque acho feio e dá chulé – risos -, mas não acho isso motivo o suficiente para zuar alguém, mesmo porque, atire a primeira pedra quem nunca usou uma ;)

Mas a questão aqui não é discutir a estética dos calçados, ou look do dia, e sim tentar provar que somos tão rolezeiras quanto as meninas do vídeo. Vou tomar como exemplo a minha adolescência: me reunia com meus amigos na Galeria do Rock, no Shopping Higienópolis ou Morumbi, na fila do Atari e no Bocage para tomar uns drinks, fumar cigarro de menta e fazer pegação. Usava adidas Super Star, munhequeira, tinha piercing e franjinha – assim como todos os meus amigos. Apesar de nunca assumir, usava tudo isso porque estava na moda, então qual é a diferença entre a minha munhequeira de oncinha deixada em 2004, e a Melissa que a rolezeira curte?

eu no rolezinho com minhas amigas em 2005 lml
Eu era – e sou - rolezeira e não sabia. E você?

ps: a questão aqui não é discutir o que é bonito ou feio - não é só pelos 20 centavos, risos. mas apenas parem de diminuir as rolezeiras só porque elas usam o que "está na moda", afinal, no fundo todos nós somos  mais mainstream e previsíveis do que pensamos :) 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário