sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

abrir loja online não é tão fácil como postar uma selfie no instagram

antes de tudo, para quem não me conhece, eu  ~também~  tenho uma loja online, a cake shop - uma loja com apenas seis meses de vida, mas com muito amor & energias positivas investidas. e claro, muito tempo de planejamento antes de ela finalmente nascer.

prazer, cake <3 uma loja para bad girls ~ risos. 
fico meio chocada com esse negócio de ter loja, pois do dia pra noite virou algo tão "comum" e que qualquer menina sem o mínimo de noção da vida consegue ter uma também. ter uma loja deixou de ser uma fonte de renda, e se tornou algo cool e descolado - oi?

como você inicia um negócio sem o mínimo de planejamento, metas, organização - always - e o principal: identidade? abrir uma loja não é que nem criar um tumblr ou postar uma selfie no instagram, é algo que requer muito trabalho, pesquisa e dedicação. e ah, profissionalismo, né?

diariamente me deparo com "lojas" com produtos sob encomenda ~ você paga para a "loja", que encomenda o produto da china - oi? - e você espera entre 30 e 60 dias até ele chegar na porta da sua casa. desculpa, mas não vejo mérito algum nisso. a grande sacada de você ter uma loja, é ter o know-how do que o mercado está carente, e arriscar seu dinheiro em algo que você acha que vai vender - e se destacar por isso. e outra, porque você acha que alguém compraria um produto chinês da sua loja por um valor superfaturado, se no eBay é possível encontrar a mesma peça por uma mixaria? sério!

não é só você que tem internet, cartão de crédito e é ~se acha~ esperto ;)

revender produtos não é o problema - e nunca será -, afinal, a minha loja também tem muitos produtos importados. a grande questão da coisa é: o que a sua loja está acrescentando para você, e como está se destacando entre as outras? ela tem uma identidade? um diferencial? uma arte bacana, cuidado com as fotos e uma formulação coerente do preço da sua mercadoria?

camisetas que EU desenvolvi para a cake - e já vi muitas outras lojas começando a copiar a estampa por aí ;)
não? então porque você ainda insiste nisso? ao invés de só copiar e colar as fotos desses produtos chineses, porque você não pega um pouquinho do seu tempo e tenta criar algo que remeta a sua personalidade? é algo muito mais valioso, afinal, por mais que tentem copiar, esse é seu bem mais precioso, e que ninguém pode roubar.

cansei de ver meninas postando no facebook coisas como essa (se liga no print abaixo), é tipo uma faca no coração para quem realmente faz o corre e leva esse trampo a sério - desmerecimento total:
alguém quer abrir uma loja de qq coisa? oq vale mesmo é ter uma url com um nome cool :~

enfim, esse não é um post hater e muito menos uma indireta para alguém em especial, e sim uma ~dica amiga~ para quem acha que ter loja é brincadeira xx

ps: o problema não é vender coisas da china, da tailândia, da 25 de março ou do bom retiro, é o esforço e as energias que você investe na sua loja!

Um comentário:

  1. Sem noção essa de abrir loja online de qualquer coisa. Pretendo montar,minha loja online sim, mas não pq está na moda ou pra parecer cool , mas sim pq foi o que sempre quis ter na vida. Cresci no meio do comércio, por mais que eu tenha apenas 19 anos, tenho uma noção do que seja e sei que vou ter ótimos.instrutores , meus pais que sempre tiveram loja. Já vendo alguns produtos pela internet que eu msm faço e espero continuar com isso.

    ResponderExcluir